Les Portugais en Éthiopie

The Portuguese off the South Arabian Coast. Hadrami Chronicles with Yemeni and European Accounts of Dutch Pirates off Mocha in the 17th Century.

SERJEANT (R.[obert] B.[ertram])

The Portuguese off the South Arabian Coast. Hadrami Chronicles with Yemeni and European Accounts of Dutch Pirates off Mocha in the 17th Century.

Édition

Éditeur : Oxford University Press

Lieu : London

Année : 1963

Langue : anglais

Description

État du document : bon

Reliure : rigide

Références

Réf. Biblethiophile : 002590

Réf. UGS : 91190000

COLLATION :

x, 233 p., 14 pl., 2 maps (part fold.), 2 fig., 23 cm, good, with dustjacket in good condition.

En savoir plus

En quatrième de couverture

BATALHAS DE PORTUGAL

Esta colecção tem por objectivo lembrar, de forma atraente Imas erudita, a história dos feitos e condi­cionalismos de um povo, que tanto na vitória como na derrota, acorreu com o seu esforço e sacrifício para construir a sua independência e garantir a sua identidade nacional. As obras são profusamente ilustradas e enriquecidas com infogramas e mapas tridimensionais. O texto, com uma construção temática sistematizada exigindo uma investigação específica, permite ao leitor uma melhor com­preensão dos eventos. É dada especial atenção à qualidade científica e rigor histórico dos textos. Os autores são personalidades de reconhecida autoridade nas matérias abordadas.

CAMPANHA DA ETIÓPIA

A expedição de um punhado de portugueses em 1541 à Etiópia, é uma verdadeira pérola na his­tória de Portugal no Oriente. Sem outra causa directa para além da resposta ao súbito pedido de ajuda do imperador Cláudio (Galawedos) da Abissínia, um contingente ínfimo de soldados, evi­dentemente sujeito às paixões e interesses daqueles que o integravam, impediu objectivamente o desmoronar de um dos reinos cristãos mais antigos e misteriosos de sempre, o reino do Preste João das índias. Apesar da morte brutal do seu capitão-mor, Cristóvão da Gama, filho de Vasco da Gama, estes portugueses, alguns feridos, aleijados e mancos, ainda quiseram estar na primeira linha da ba­talha que acabou por levar ao termo da ocupação islâmica. Nesta 29a obra da Colecção Batalhas de Portugal, relata-se esta extraordinária saga de indivíduos de envergadura excepcional, cuja conduta inverteu o curso dos acontecimentos na Abissínia em meados do século XVI, continuando ainda hoje a Etiópia a ser uma sociedade cristã rodeada de populações de religião muçulmana.

Luis Costa e Sousa nasceu em Tomas em 19364. Concluiu em 1991 a licenciatura em Asquitectura na área de reabilitação, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Téc­nica de Lisboa. Exerce a sua actividade profissional, na área da arquitectura hospitalar. Como corolário da investigação feita regularmente na Biblioteca Nacional de Portugal, concluiu em 2006 o Mestrado em História dos Descobrimentos e Expansão na Facul­dade de Letras da Universidade de Lisboa, cujo trabalho de tese foi distinguido com o nio de Defesa Nacional do mesmo ano e que deu origem ao livro A Arte da Guerra. Arquitectura dos Campos de Batalha no Portugal de Quinhentos, publicado em 2008 pela tibuna da História.

Biblethiophile, 01.07.2025