The Portuguese off the South Arabian Coast. Hadrami Chronicles with Yemeni and European Accounts of Dutch Pirates off Mocha in the 17th Century.






Édition
Éditeur : Oxford University Press
Lieu : London
Année : 1963
Langue : anglais
Description
État du document : bon
Reliure : rigide
Références
Réf. Biblethiophile : 002590
Réf. UGS : 91190000
COLLATION :
x, 233 p., 14 pl., 2 maps (part fold.), 2 fig., 23 cm, good, with dustjacket in good condition.
En savoir plus
En quatrième de couverture
BATALHAS DE PORTUGAL
Esta colecção tem por objectivo lembrar, de forma atraente Imas erudita, a história dos feitos e condicionalismos de um povo, que tanto na vitória como na derrota, acorreu com o seu esforço e sacrifício para construir a sua independência e garantir a sua identidade nacional. As obras são profusamente ilustradas e enriquecidas com infogramas e mapas tridimensionais. O texto, com uma construção temática sistematizada exigindo uma investigação específica, permite ao leitor uma melhor compreensão dos eventos. É dada especial atenção à qualidade científica e rigor histórico dos textos. Os autores são personalidades de reconhecida autoridade nas matérias abordadas.
CAMPANHA DA ETIÓPIA
A expedição de um punhado de portugueses em 1541 à Etiópia, é uma verdadeira pérola na história de Portugal no Oriente. Sem outra causa directa para além da resposta ao súbito pedido de ajuda do imperador Cláudio (Galawedos) da Abissínia, um contingente ínfimo de soldados, evidentemente sujeito às paixões e interesses daqueles que o integravam, impediu objectivamente o desmoronar de um dos reinos cristãos mais antigos e misteriosos de sempre, o reino do Preste João das índias. Apesar da morte brutal do seu capitão-mor, Cristóvão da Gama, filho de Vasco da Gama, estes portugueses, alguns feridos, aleijados e mancos, ainda quiseram estar na primeira linha da batalha que acabou por levar ao termo da ocupação islâmica. Nesta 29a obra da Colecção Batalhas de Portugal, relata-se esta extraordinária saga de indivíduos de envergadura excepcional, cuja conduta inverteu o curso dos acontecimentos na Abissínia em meados do século XVI, continuando ainda hoje a Etiópia a ser uma sociedade cristã rodeada de populações de religião muçulmana.
Luis Costa e Sousa nasceu em Tomas em 19364. Concluiu em 1991 a licenciatura em Asquitectura na área de reabilitação, na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Exerce a sua actividade profissional, na área da arquitectura hospitalar. Como corolário da investigação feita regularmente na Biblioteca Nacional de Portugal, concluiu em 2006 o Mestrado em História dos Descobrimentos e Expansão na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cujo trabalho de tese foi distinguido com o nio de Defesa Nacional do mesmo ano e que deu origem ao livro A Arte da Guerra. Arquitectura dos Campos de Batalha no Portugal de Quinhentos, publicado em 2008 pela tibuna da História.
Biblethiophile, 01.07.2025